sábado, 13 de março de 2010

CARACTERISTICAS DE UM AUTENTICO LIDER

INTRODUÇÃO
Nesta lição aprenderemos que ser um líder autêntico, apesar de não ser sinônimo de ser um "líder perfeito", implica em possuir algumas características e qualidades específicas e notórias.Líder e alguém que conhece o caminho, e sabe manter-se a frente, trazendo outros após si.A liderança exercida por Paulo tinha como modelo o estilo de liderança de Jesus, o maior de todos os lideres.
A LIDERANÇA DE CRISTO
Era pautada em:
1 – AMOR: JO 15.13
2- SERVIÇO: Mc 10.45; Lc 22:27:Jo 13.4,5
3- PESSOAS: Lc 4.18,19: 13.10-17.
Uma das funções do líder e defender seus liderados. Paulo queria defender os coríntios dos falsos apóstolos.
I – OS DESAFIOS DO APOSTOLADO PAULINO
1) O DESAFIO DA OPOSIÇÃO(10.9-11)
Na obra de Deus enfrentamos opositores, e os piores são os internos , são os da igreja. São os que querem dividir, tumultuar, desanimar. Desta feita os opositores de Paulo o acusavam de incoerência, covardia. Pois Paulo era ousado nas suas cartas, mas pessoalmente tímido. Paulo os rebate de forma firme (10,11)
Para vencer os opositores precisamos ser firmes.
2) O DESAFIO DO ORGULHO (10.12,13)
Um dos perigos da liderança e o orgulho, o se achar mais e melhor que os outros. Esses falsos apóstolos tinham um alto conceito de si mesmos. (Cl 2.18,23)
O líder precisa ser humilde. O líder cristão não e auto-suficiente, pois recebe e aceita ajuda, leva em consideração criticas, pois não e perfeito (infalível). Seu objetivo deve levar em conta seus liderados (Rm 12.10). Fp 4.13, são palavras de um homem humilde.
Paulo criticou os falsos ensinadores que estavam tentando prova sua superioridade comparando a si mesmos com outros e não com os padrões de Deus. Quando nos comparamos com os outros podemos nos sentir orgulhosos por pensarmos ser melhores. Mas quando tomamos por medida os padrões de Deus torna-se óbvio que não temos nenhuma base para o orgulho. Não se preocupe com as realizações das outras pessoas. Em vez disso pergunte a si mesmo:-Como está a minha vida em relação á vontade de Deus?- Como a minha vida se compara á de Jesus Cristo? “
O pior afago é afago a si mesmo, Portanto, ao invés de louvarmos a nós mesmos, devemos nos esforçar para ser aprovados por Deus. Gloriemo-nos no Senhor, em nossa salvação e em todas as demais coisas somente como provas de seu amor, ou como meios de fomentar a sua glória. Ao invés de louvarmos a nós mesmos, ou de buscar louvor por parte dos homens, desejemos somente a honra que procede de Deus.”
3) DESAFIO DO RESPEITO AOS LIMITES E DA AUTOGLORIFICAÇÃO( 10.14-18)
O líder deve respeitar os limites de seu campo de atuação, ou seja, não invadir outros trabalhos ou receber honra que e de outros. ( 1 Co 3.6-9).
II- AS MARCAS DE UM AUTENTICO LIDER
1) O COMPROMISSO DE PAULO DIANTE DA IGREJA E DE DEUS (11.2-4)
Ef 4.11-14 – A função do líder e edificar a igreja fazê-la desenvolver e crescer. O líder existe para a igreja e não a igreja para o líder. Ha muitos donos de igrejas atualmente. Ninguém pode ver a igreja como um negocio ou propriedade.
2) PAULO SE INTERESSAVA PELO BEM-ESTAR DA IGREJA (11.5-15)
A marca do verdadeiro desejo de servir está presente em Paulo na forma como era livre da ambição de tirar vantagens financeiras do evangelho e de sua função (11.7-10), do sofrimento a que submeteu-se (11.22-33), na disposição em se gastar em prol das vidas (12.15).
3) PAULO COLOCOU O ATO DE SERVIR ACIMA DOS INTERESSES PESSOAIS (11.16-33)
Paulo expõe, agora, todos os seus sofrimentos físicos e emocionais por amor a Cristo e a igreja: fome, sede, nudez, açoites, prisões, naufrágios ameaças e perigos incontáveis. Ele não somente se identificava com aqueles a quem servis, como também por estes interessava-se, afim de que fossem beneficiados com o evangelho. Seu amor pelas igrejas dava-lhe forças para seguir em sua missão(28). Identificava-se com o rebanho em todas as circunstancias.
III- PAULO, UM LIDER SEGUNDO A VONTADE DE DEUS
1) Paulo demonstrou competência no exercício de seu ministério. Fez com excelência.
2) Ele tinha habilidade para tratar das particularidades de cada igreja. Sabedoria espiritual é envolve o conhecimento de Deus e das complexidades do coração do homem (1 Co 3.18-19; Cl 1.9,28, 3.16). A sabedoria vinda de Deus deve ser buscada (Tg 1.5)
3) Amor e humildade requisitos indispensáveis a um líder cristão.
4) Paulo aprendeu com Jesus. O servir e uma das características mais importantes de um obreiro. Servir e o verdadeiro propósito da liderança cristã. Quem não esta pronto para servir não esta apto para o reino de Deus.
CONCLUSÃO
Que exemplo nos deixou o apóstolo Paulo! Sua liderança não foi estabelecida por homem algum, mas por Deus. Portanto, ele sabia que no Reino de Deus só há uma alternativa para aqueles que amam a Cristo e a sua Igreja: servir, servir e servir. Não foi exatamente isso que fez o Senhor durante o seu ministério terreno? Por que agiríamos de forma diferente?

sexta-feira, 12 de março de 2010

Carlos, obrigada por esses 14 anos!
O amor de um homem por uma mulher é muito mais profundo e verdadeiro quando Deus acontece primeiro na vida do casal.
Hoje eu sei o quanto é bom saber que existe alguém
para amar e sentir o carinho com expressão desse amor, principalmente se ele é verdadeiro e alicerçado em uma promessa de fidelidade e respeito por parte dos dois que se amam e querem fazer desse amor um exemplo de relacionamento alimentado pelo carinho de Deus em nossas vidas.

Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos
o amor que sentimos um pelo o outro
e a confiança que temos nesse Deus que nos uniu
é muito maior que qualquer coisa que possa surgir
para tentar tirar a certeza que temos em nosso coração.

Eu quero que todas as coisas sejam sempre lindas e pacíficas entre nós.

Querido saiba que sempre, nunca, nada vai me fazer esquecer o valor que você tem em minha vida
e por tudo isso e muito mais, nunca espere de mim outra coisa se não o amor que eu sinto e tenho por você.

TE AMO!!!
Elba

quarta-feira, 10 de março de 2010

ANIVERSARIO DE CASAMENTO

ELBA,
MAIS UM ANIVERSARIO DE CASAMENTO, JÁ SÃO 14.
MUITAS VEZES ACONTECEM DESENCONTROS MAS A FORÇA DESSE AMOR FARÁ QUE PERMANEÇAMOS JUNTOS,DESCOBRINDO O SIGNIFICADO DA PALAVRA FELICIDADE.
A UNIÃO DE DUAS PESSOAS SEMPRE MOSTRA QUE ALGO DE SUBLIME PERFEITO,
SENSÍVEL E ETERNO AINDA EXISTE.
ESTE DIA SEMPRE SERA ESPECIAL.
OBRIGADO POR ESTAR COMIGO E COMPARTILHAR-MOS A VIDA JUNTOS. MELHORES
DIAS ESTÃO A NOSSA FRENTE, POIS O BOM CASAMENTO E COMO O BOM VINHO MELHORA COM O PASSAR DO TEMPO.COM AMOR,
TE AMO .
CARLOS

VOCE FAZ A DIFERENÇA

Você já ouviu alguém dizer: "Atitude é tudo"? Bem, parece ser verdade, mas infelizmente não é assim que as coisas funcionam.

Se você tivesse perguntado a mim sobre a importância da atitude há 20 anos atrás, eu teria dito: "Sua atitude é a única diferença entre o sucesso e o fracasso. Você é apenas um sonho longe do sucesso!". Naquela época, eu achava que, se você acreditasse, poderia alcançá-lo, e tudo o que tinha de fazer era dar um jeito para as coisas acontecerem.
Encontramos esse mesmo princípio presente em nossas igrejas, determinando a atitude de muitos cristãos. Ancorados em sua "atitude de fé", eles pensam ser capazes de fazer qualquer coisa: pregar, cantar, ensinar, ministrar, etc. Mas é ilusória a promessa de que atitude é tudo. Na verdade, se você acreditar que atitude é tudo, isso de fato poderá mais machucá-lo do que ajudá-lo. Se assim fosse, então a única coisa que separaria a minha carreira da de um cantor bem-sucedido seria eu acreditar que posso cantar. Mas, acredite, há outro fator que se interpõe em meu caminho: TALENTO. Você pode realmente desejar de todo o coração cantar para Deus, mas dificilmente chegará a ser um Marcos Witt, ganhador de dois prêmios Grammy. Você pode realmente desejar ser um pregador, mas talvez nunca chegue a ser como Billy Graham.
Então, há algum valor em ter uma boa atitude? Claro que sim! É a atitude que faz a diferença! Atitude não é tudo, mas pode fazer uma grande diferença em sua vida.
Marcos Witt, por exemplo, não somente dedicou-se ao estudo de piano e canto por anos para desenvolver seu talento, mas também teve atitudes que fizeram a diferença entre ele e os demais garotos que estudaram com ele no mesmo conservatório.
Você precisa descobrir o que a atitude pode e o que ela não pode fazer por você, e como você pode fazer dela uma qualidade para melhor servir onde você foi chamado. A atitude é como um sentimento interior que se expressa pelo comportamento exterior. As pessoas sempre projetam no exterior o que sentem no interior. Algumas pessoas tentam encobrir sua atitude e podem enganar os outros por um bom tempo. Mas essa "capa" não dura muito tempo. A atitude sempre vem à tona. Por isso, não importa quão talentoso você seja, sua atitude sempre revelará se você realmente deseja aplicar seus talentos para servir à causa de Cristo.
Sua atitude é como o pincel da mente; é ela que dá cor a cada aspecto de sua vida. Ela pode pintar tudo de cores claras e brilhantes, criando uma obra-prima, ou transformar tudo em algo escuro e sombrio. Você certamente conhece algum cristão inteligente e talentoso, que em lugar de acreditar que Deus pode usar sua vida para impactar sua nação, entregando-se de forma apaixonada e cheia de fé ao seu chamado, prefere enterrar-se em uma atitude conformista. Também conhece o irmão cheio de fé e entusiasmo, que sem qualquer habilidade esforça-se para impactar essa mesma nação. Raro é encontrar o cristão que usa seus talentos para impactar a nação, motivado por uma atitude de fé e ousadia.
Antes de começar a questionar por que vemos atitudes tão diferentes entre nós, lembre-se: todos somos diferentes. Cada pessoa nasce como um ser único. Todos somos tão diferentes quanto nossas impressões digitais. Até gêmeos que são geneticamente idênticos têm personalidades distintas. E seu tipo de personalidade, seu "jeito natural", tem influência direta sobre sua atitude. Mas isso não quer dizer que você esteja preso à sua personalidade, de maneira alguma. Mas sua atitude certamente sofrerá o impacto dela.
Sua atitude pode ser determinada por diferentes fatores, tais como sua personalidade, o ambiente ao qual você foi exposto enquanto crescia, palavras positivas ou negativas que você pode ter ouvido ao longo de sua vida, a imagem que você tem de si mesmo, sua maneira de pensar, e as escolhas que você faz.
Portanto, para mudar sua atitude, você precisa trabalhar essas áreas em sua vida, pois é a atitude que separa os melhores do restante. É ela que separa o medalhista de ouro do medalhista de prata nas olimpíadas; é ela que separa o empresário de sucesso daquele que não tem sucesso; é ela que faz a diferença entre aqueles que levantam suas mãos durante o apelo na pregação do domingo, e os que voltam para suas casas da mesma maneira; é ela que faz a diferença entre os que se sentam nos bandos das igrejas por anos a fio, apenas recebendo, e os que se levantam para dar suas vidas em prol do Reino.
É a atitude que separa o jovem rico, do cego sentado à beira do caminho. A atitude não pode fazer tudo sozinha, mas irá ajudá-lo a superar obstáculos enquanto você procura aperfeiçoar seus talentos. Para mudar sua vida, você deve optar por assumir a responsabilidade por sua atitude e fazer o possível para que suas escolhas sejam bem sucedidas. Sua atitude realmente pode vir a fazer diferença. Só depende de você.
JONH MAXWELL

TOME SUA CRUZ

"E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me" - Marcos 8:34.

Embora muitos achem bonitinho ter uma pequenina cruz como adorno, mas, sem dúvida nenhuma é símbolo de maldição, pois a Bíblia diz: "Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro" Gálatas 3:13, mas em contrapartida o Senhor nos instrui a carregarmos nossa cruz. Que cruz é essa ?Essa cruz é o "nosso querer" que deve estar sempre sujeito ao querer do nosso Senhor.Ela pode assumir diferentes formas e maneiras, variando de pessoa a pessoa, pois Deus trata com cada um individualmente. Essa cruz pode ser manifesta por um sentimento que Ele nos manda nutrir, na forma de amor, por alguém que muit o me prejudicou... Pode ser que tenhamos que agir com simpatia e dar-lhe nossa ajuda para com tal pessoa... Pode ser que tenhamos que ser vizinho - ainda que por um tempo - de alguém que é rixoso e iracundo, onde através da nossa vida, Deus estará trabalhando na dele...Pode ser que seja necessário confessar o Senhor, em visita a parentes que até então não conhecia... Pode ser que tenhamos que suportar alguém doente e estar disposto a lhe afofar o seu leito de enfermidade...Pode ser que devamos enfrentar um revés financeiro na vida, causado por alguém de muita confiança de nossa parte e que... de certa forma nos traiu, porém, devemos estender-lhe a mão e ajudá-lo... Pode ser que algo semelhante tenha ocorrido no âmbito amoroso...etc, etc...etc. Como podemos observar "cruz para carregar" é que não faltam. Existem muitas cruzes e todas elas são dolorosas e pesadas. Com certeza, nunca haverá uma iniciativa própria de nossa parte em procurá-las, mas o Senh or nunca estará tão perto de nós, como, quando estamos carregando de modo submissos nossa cruz, pois isso é sinal evidente de que O estamos seguindo.Essa aproximação nos fará amadurecer e desenvolver em nós Sua sabedoria, aumentando a cada passo nossa coragem e redundando numa paz sem igual a ponto de sermos úteis ao próximo, amando-o como a nós mesmos.Foi através da cruz que Ele - JESUS - alcançou vitória sobre seus inimigos, portanto, nossa cruz, não pode ser tropeço, mas sim, caminho para a vitória em nossas vidas.Amém!

segunda-feira, 8 de março de 2010

O QUE DISSERAM SOBRE ORAÇÃO

“Por mais erudito que um homem seja, por mais perfeita que seja sua
capacidade de expressão, mais ampla sua visão das coisas, mais
grandiosa sua eloqüência, mais simpática sua aparência, nada disso
toma o lugar do fervor espiritual. É pelo fogo que a oração sobe aos céus.
O fogo empresta asas à oração, dando-lhe acesso a Deus; comunica-lhe
energias e torna-a aceitável diante do Senhor. Sem fogo não há incenso;
sem fervor não há oração”.
— E. M. Bounds.


“Pela fé e pela oração, fortaleça as mãos frouxas e firme os joelhos
vacilantes. Você ora e jejua? Importune o trono da graça e seja
persistente em oração. Só assim receberá a misericórdia de Deus”.
— João Wesley.

“Antes de ocorrer o grande avivamento de Gallneukirchen, Martin Boos
passava horas e horas, dias e dias, e até noites em oração, intercedendo
sozinho, agonizando perante Deus. Mas quando ele pregava, sua palavra
era como fogo, e o coração dos ouvintes, como capim seco”.
— D. M. Mclntyre, D. D.


“Existem muitos crentes que não sabem orar, mas tentam cultivar a
“santa arte da intercessão” por meio de esforço pessoal e determinação,
e freqüentando grupos de oração. Mas nada conseguem. Na verdade, o
segredo de uma verdadeira vida de oração para esses, bem como para
todos nos, é: “Enchei-vos do Espírito”, que é o mesmo "espírito de graça
e de súplicas”.
— Rev. J. Stuart Holden.

OS BENEFÍCIOS DA LEITURA BÍBLICA

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” Sl 119.105


Deus deixou sua Palavra, a Bíblia Sagrada ao seu povo para que, por meio dela seu povo viesse a alimentar-se espiritualmente. Da mesma forma como Deus enviava o pão dos céus aos israelitas quando peregrinavam em direção à terra prometida, hoje o Senhor continua enviando alimento espiritual, através de sua palavra enquanto peregrinamos nesta terra em direção ao lar celestial. Abaixo seguem-se sete motivos para nós, cristãos lermos sua Palavra a cada dia.
1. Ela nos tornará cristãos mais fortes Ninguém deseja ser fraco, quer seja física ou espiritualmente. Os “jovens” de 1João 2.14 já não eram mais “filhinhos”, eram fortes, porque a Palavra de Deus permanecia neles e eles haviam vencido o maligno. Isto significa que haviam se alimentado da Palavra de Deus e não estavam mais sendo constantemente derrotados pelo pecado e pelas tentações. Existe somente um modo para se crescer e fortalecer-se espiritualmente: a leitura e o estudo da Palavra de Deus. Geralmente as pessoas que fracassam espiritualmente têm um denominador em comum: a negligência da leitura da Palavra de Deus. Todos estes fracassos (e conseqüente infelicidade) poderiam ter sido evitados, se houvessem aprendido a ler e estudar a Palavra de Deus constantemente.
2. Ela nos dará certeza da salvação
A primeira necessidade de um cristão é adquirir certeza absoluta de sua salvação. Ela as vezes parece boa demais para ser verdade. Por isso uma das primeiras dificuldades que um novo convertido encontra, depois que se afasta um pouca da pessoa que o conduziu a Cristo, é abrigar algumas dúvidas a respeito da salvação. A única fonte visível desta certeza é a Bíblia. Mas de que vale ela, se ele não a lê? As promessas e garantias que são feitas por Deus serão de pouco valor, se permanecerem encerradas entre as páginas da Bíblia. Os cristãos precisam tê-las gravadas em suas mentes. E foi para isto que a bíblia foi escrita. Notemos 1João 5.13: “Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.” O cristão que tem uma certeza sólida que é filho de Deus, que Ele é o seu Pai celestial, possui as bases para viver uma vida cristã sadia. A grande maioria das pessoas que vivem sobrecarregadas de temores, preocupações e outras fraquezas emocionais, geralmente não em certeza da salvação e de que Deus está cuidando dela. Ninguém poderá ter certeza das coisas de Deus enquanto se limitar aos seu próprios pensamentos, pois como a Bíblia ensina, o conceito de Deus não vem pelo muito pensar, mas pela “sabedoria de Deus” - a Bíblia (1Co 1.21). A Bíblia também afirma que “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível. Quem o entenderá? (Jr 17.9). Se alguém deseja a certeza da salvação, então deve começas a ler a Bíblia regularmente - é a única fonte de onde pode-se obtê-la.
3. Ela nos dará confiança e poder na oração
Quando você se torna um cristão, passa a ter um relacionamento com Deus, e esse relacionamento inclui um diálogo. Mas como sabemos que Ele nos ouve? Porque Ele afirma em sua Palavra, em inúmeros textos. A passagem de 1João 5.14,15 ensina que podemos orar com a confiança de que Ele nos ouve. Em João 15.7 o Senhor Jesus promete: “Se vocês permanecerem em mim e as minhas palavras em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido”. Isto significa que a leitura da Palavra de Deus (que é o modo que a Palavra de Deus permanece em nós) nos concede poder na oração, pois ao estudarmos sua Palavra, ficamos familiarizados com a vontade de Deus, e consequentemente aprendemos a orar com eficácia.
4. A purificação dos pecados
A Palavra de Deus tem efeito purificador na vida do cristão. O Senhor Jesus disse: “Vocês já estão limpos, pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3). Em outra ocasião o Senhor orou assim: “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). A Bíblia tem o poder de purificar o crente que a estuda. Se você é um crente novo, precisa saber o que é e o que não é pecado aos olhos de Deus. Deus não nos abandona a mercê de nossos pensamentos. Ele diz: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (Sl 119.9) O estudo bíblico nos purifica e nos adverte contra o pecado. Ou a Bíblia nos afasta do pecado ou o pecado nos afasta da Bíblia.
5. Ela produzirá paz
Uma das evidências da nova vida com Deus é a paz que sentimos no coração, mesmo quando as circunstâncias ao nosso redor só inspiram preocupações e temores. O Senhor Jesus disse: “Eu lhes disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz...” (Jo 16.33). O que torna esta afirmação mais relevante é o fato de que o Senhor deu esta mensagem a seus discípulos pouco antes do tumulto que culminou com sua crucificação. Ele desejava que seus discípulos tivessem paz mediante suas palavras, exatamente quando estavam para enfrentar aquela crise iminente. A quase dois mil anos o povo de Deus tem se fortalecido para as crises da vida, lendo e estudando a Bíblia.
6. Ela nos capacitará a testemunharmos de nossa fé
A maioria das pessoas que encontramos desconhecem quase que totalmente os conceitos bíblicos. Muitas têm dúvidas ou indagações, e precisam de orientação de alguém que conheça a Bíblia. Atualmente a maioria dos cristãos são superficiais com relação ao conhecimento da Palavra de Deus, desta forma, isto gera também um testemunho superficial. É dever de todo cristão ter um conhecimento básico da Palavra de Deus e saber explicá-la. Como sua Palavra nos diz: “...estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vocês, fazendo-o todavia com mansidão e temor” (1 Pe 3.15,16). O único modo de responder ao que nos indaga, ao que zomba ou ao pesquisador sincero que busca o conhecimento da verdade, é nos prepararmos por meio da leitura e estudo diário da Bíblia. Ninguém pode transmitir aos outros aquilo que não sabe. Quase todo o crente dar fruto, e testemunhar de Cristo a outros de maneira positiva, mas isto é totalmente impossível se ele não tiver, pelo menos, um conhecimento elementar da Palavra de Deus. A Bíblia afirma que o Espírito Santo nos fará lembrar da Palavra de Deus no momento oportuno (Jo 14.26), porém como o Espírito nos lembrará daquilo que não lemos?
7. Será uma garantia de sucesso e nos orientará nas decisões da vida.
Todo mundo quer ter sucesso na vida. É por isso que os livros que ensinam como vencer na vida são tão populares hoje em dia. Ninguém leria um livro que ensinasse a fracassar. Há uma interessante passagem bíblica em Josué 1.8: “Não cesses de falar deste livro da lei; antes media nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido”. A meditação diária da Palavra de Deus produz sucesso. E certamente assim aconteceu com Josué. A Bíblia também nos orienta a tomarmos decisões com sabedoria, conforme o Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. Os princípios de Deus nos servem de guia, quando temos de tomar decisões. Examinando o Salmo 1, encontramos a fórmula para uma vida bem sucedida: “bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta à roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite. Ele é como árvore plantada junto à corrente de águas, que no devido tempo, dá o seu fruto, cujas folhas não caem. Tudo o que fizer prosperará”. Infelizmente a maioria dos cristãos crêem que estão “ocupados demais” nos seu dia-a-dia, para revigorarem a mente com a Palavra de Deus. O que não percebem é que ter tempo é uma questão de preferência, e que a longo prazo, um momento devocional não custaria nada, pois o restante do dia será com certeza mais proveitoso, do que se negligenciasse a leitura bíblica.

http://www.estudodabiblia.com.br/