sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalho

Do trabalho de tuas mãos comerás. Salmo 128.2
Vejo na televisão mais um caso de corrupção. Dinheiro nas meias, nas cuecas, nas contas do exterior, dentro de Bíblias... não faz mais diferença nem causa espanto se este dinheiro está ligado a drogas, política ou religião. Não causa escândalo que pastores estejam envolvidos no esquema. Não dói mais na alma - dizemos que é uma armadilha do diabo e salvamos nossos pregadores de araque, sem caráter e enganadores. Em toda parte, as pessoas querem empregos, colocações, posições, títulos, dinheiro. Gil Vicente, um antigo autor teatral português, certa vez escreveu um poema em que havia dois personagens: um se chamava Ninguém e o outro se chamava Todo Mundo. Na peça, ele dizia isso: "Todo mundo quer descanso e Ninguém quer trabalho". Não é o mesmo ainda hoje, tantos séculos depois? Mas a Palavra de Deus nos diz que a alegria da vida é comer do trabalho das próprias mãos. Nada é mais dignificante do que a honra. Não dever nada a ninguém, exceto o amor, como Paulo diz. Saborear o alimento que não é fruto de opressão nem engano, mas do esforço honesto. Sentir na boca o gosto do suor, do empenho, da dedicação, do reconhecimento. Agraciar-se com o aroma gostoso que resulta de uma vida de dignidade, de honradez, de fidelidade. Por mais utópico que pareça, ainda é o melhor para quem tem em mente a vontade de Deus e não o sucesso deste mundo.

Oração: Senhor, que eu deseje viver e trabalhar conforme o Teu propósito, pois de que vale ganhar o mundo inteiro e perder minha alma?
Pensamento para o dia: Meu trabalho honesto engrandece o nome de Deus.
Oremos por este dia.
Hideide Brito Torres, Cataguases, MG

sexta-feira, 30 de abril de 2010

COSMOVISÃO CRISTÃ

COSMOVISÃO CRISTÃ: O MUNDO VISTO PELAS LENTES DA BÍBLIA
Valmir Nascimento Milomem
Como você reage diante dos acontecimentos do mundo? Qual é a sua opinião a respeito do aborto ou da sexualidade, por exemplo? O que você pensa sobre o casamento? Que rumos a educação ou a política devem seguir? Todas as vezes que você precisa definir-se diante de questões do cotidiano, recorrerá a um conjunto de princípios e de pressuposições que traz dentro de você, resultado da sua experiência de vida e da sua cultura. A esse conjunto de princípios damos o nome de cosmovisão.
O termo cosmovisão é uma tradução da palavra alemã weltanschauung, que significa “modo de olhar o mundo” (welt: mundo; schauen: olhar). É a maneira como encaramos, agimos e reagimos diante dos acontecimentos. Em outras palavras, cosmovisão é um conjunto de suposições e crenças que utilizamos para interpretar e formar opinião sobre nossa humanidade, o propósito da vida, nossos deveres, responsabilidades familiares e afetivas, interpretação da verdade, questões sociais, etc.
Para facilitar a compreensão, Nancy Pearcey, no livro Verdade Absoluta (Ed. CPAD), diz que a cosmovisão é como um mapa mental que nos diz como navegar de modo eficaz no mundo. É a impressão da verdade objetiva de Deus em nossa vida interior. Já Norman Geisler escreve que “cosmovisão é semelhante a uma lente intelectual através da qual enxerga-se o mundo. Se alguém olha através de uma lente vermelha, o mundo lhe parece vermelho. Se outro indivíduo olha através de uma lente azul, o mundo lhe parece azul” (Fundamentos Inabaláveis, Ed. Vida, p. 15).

Medo globalizado!

"No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor" - I João 4:18.

Se existe uma palavra que não tem receio de ficar desempregada nesta globalização que estamos vivendo é a palavra "MEDO". Não me refiro ao medo natural - como medo de altura, medo de atravessar uma avenida movimentada, medo de fogo... pois isso é até uma maneira de salvaguardar a vida; mas do medo gerado e contido na alma.

Aquele que consegue deixar uma pessoa que foi criada a imagem e semelhança de Deus inerte, engessada, amargurada. Medo que paralisa o adorador; que engessa o missionário, que cala o pastor, que rouba a força do obreiro, que mina a vida, que neutraliza o trabalhador.

Facilmente encontramos tecnologia para fazer praticamente tudo, mas encontramos também um crescente número de pessoas com síndrome do pânico. Que triste marca do presente século!

Pessoas com medo até mesmo de colocarem os pés fora de casa. Ora, de onde procede isso? É certo que não tem origem no céu!

Outras, com medo do desemprego, medo de serem assaltadas, medo de ficarem sozinhas, medo de não se casar, medo de pegar uma doença e por ai a fora...

Agora, ao olharmos para o ponto de vista de Deus, Ele diz que o perfeito amor, lança fora todo medo. Sabe por quê?

Porque o perfeito amor é Ele mesmo. Ele é amor. Ele amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, a saber, Jesus Cristo para que todo o que nEle crer não pereça, mas, tenha a vida eterna.

Este "Não pereça" é já no presente. É para se desfrutar agora, já, neste instante. Quem O convida para entrar em sua vida, Ele entra e assim que Ele entra, vai lançando fora TODO o medo. Não é parte do medo, mas TODO, pois TUDO o que Ele faz é perfeito.

Quanto Deus está no centro de nossas vidas, pois Ele não quer habitar nos bairros, na periferia, mas no centro... bem quando Ele está no centro, Ele lança fora todo o medo, compreende, pois Ele é o amor verdadeiro e o trabalho de lançar fora o medo, é dEle, pois se depender de nós ficaremos até mesmo com medo de lançarmos o medo para fora.

Então passamos a viver uma vida confiante, porque Ele nos impele a isto, conforme diz o Salmo 91: "Caiam mil a minha direita e dez mil a minha esquerda, e eu não serei atingido..." ou ainda Isaias 1:19, pois lá existe uma maravilhosa promessa que diz: "Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra".

Ele nos fez e dele somos - somos ovelhas do Seu pastoreio, portanto, Ele não quer ver a criação sofrer angustias e medos, se esvaindo ou definhando por isso. Ele já deu um passo na direção do homem, agora o homem tem que dar um passo na direção de Deus. Não devemos nunca se esquecer: Nós somos criaturas... Ele é o criador...

O que te aflige neste dia? Não importa, apenas atente para o que diz Salmo 37:3-6

"Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia".

Amém e amém!
por Vilson Ferro Martins - www.vozdotrono.com.br